Reinaldo

Portugal na presidência da UE: janela de oportunidade para o Brasil

Os embaixadores no Brasil da União Europeia (UE), Ignacio Ybáñez, e de Portugal, Luís Faro Ramos, serão os entrevistados desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, às 11h, na Live do Valor. Eles falarão sobre as oportunidades de avançar as relações com o Brasil neste semestre, quando Portugal estará na Presidência do Conselho da União Européia.
O Conselho é o órgão que reúne os governos da UE e é um dos três pilares na gestão do bloco europeu, juntamente com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. A cada seis meses um país-membro da UE preside o Conselho. Neste primeiro semestre, será Portugal. Isso permite a esse país colocar em destaque temas que são do seu interesse.
Para o Brasil, o fato de a Presidência do Conselho estar com Portugal, o país com o qual temos as relações mais próximas, mais fortes na UE abre uma janela de oportunidade para avançar nas relações com o bloco europeu. O ponto mais importante da agenda bilateral é sem dúvida o acordo comercial UE-Mercosul, mas essa agenda é nem mais ampla.
A entrevista será feita pelo jornalista Humberto Saccomandi, editor de Internacional do Valor, e pode ser acompanhada pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube, no LinkedIn e no Facebook.
Fonte: (1) LinkedIn

Comentários

Fut

Questão